edifício dom hugo

Em Curso | Porto

Este edifício, localizado na rua Dom Hugo, no Porto, é constituído por um volume com 3 pisos incluíndo águas-furtadas. As duas fachadas livres confrontam a poente a rua de Dom Hugo e a nascente a Avenida Vimara Peres/Ponte D. Luís I, usufruindo de uma vista singular para a Ponte, o Rio Douro, e o Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia.

 

A Rua de Dom Hugo integra a área do Centro Histórico do Porto classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. O edifício em questão conta com mais de 300 anos, e encontra-se no limiar da antiga muralha primitiva do Porto, que ainda se pode ser observada no limite nascente do lote. ​

 

O conjunto de obras previstas a realizar nesta intervenção pretende albergar um programa de habitação plurifamiliar. Para tal, é prevista a manutenção da volumetria na generalidade da construção, com exceção do piso das águas-furtadas. Os pisos manter-se-ão com a sua distribuição original de meios pisos, que acompanham o declive do terreno.

 

Os três pisos do edificado contarão com 6 apartamentos, dos quais dois usufruirão de acesso directo ao logradouro, enquanto os restantes poderão aceder através de um corredor comum. O logradouro manterá a sua configuração existente em dois níveis, contando agora com uma nova estrutura de deck e piscina e sala de convívio, cuidadosamente implantados no local, para usufruo dos utilizadores.

imagens:

Catarina Brites