exposição património no território

2010 | Portugal

A Exposição itinerante "Património no Território" pretendeu mostrar a intervenção de recuperação/revitalização levada a cabo pela Direção Regional de Cultura do Norte, em 12 imóveis situados no norte de Portugal junto à fronteira com Espanha.

 

A exposição decorreu na Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, na Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta, na Sé de Miranda do Douro, no Castelo de Mogadouro, no Castelo de Algoso (Vimioso), no Castelo de Penas Róias (Mogadouro), no Castelo de Miranda do Douro, no Castelo Velho de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa), na Vila amuralhada de Ansiães, no Domus Municipalis (Bragança), na Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa, e no Mosteiro de Castro de Avelãs (Bragança).

 

O objetivo foi dar a conhecer estas importantes intervenções e sensibilizar/seduzir os diversos públicos para a sua visita e conservação. Para esta exposição propusemos um conceito capaz de suportar a itinerância e os vários suportes a expor (desenhos, imagens, vídeo, som). A ideia foi utilizar um suporte multimédia, com televisores LCD e leitores de conteúdos, colocados numa estrutura (tipo painel), elegendo a imagem como o principal veículo transmissor das intervenções. Uma vez que cada estrutura era dotada de iluminação na parte superior, esta pôde habitar salas ou espaços que ainda não dispunham de iluminação ou tivessem iluminação insuficiente.

promotor:

coordenação editorial:

produção:

fotografia:

Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN)

Arq. João Carlos dos Santos | DRCN/DSBC

Cooperativa Ideias Imergentes | Produção Cultural CRL

PFMJM Arquitectos | Joaquim Pinheiro